A normal atividade de realização de obras de construção, manutenção e reparação de avarias, nas redes de distribuição de energia elétrica e de gás, associada a significativas evoluções tecnológicas, ao maior respeito pelo meio ambiente e pelas condições de trabalho e de segurança de pessoas e bens, assim como a crescente exigência de eficiência global, relativamente à otimização da utilização dos recursos humanos e financeiros, vieram-se juntar as necessidades resultantes da transição energética, designadamente quanto à necessidade de incrementar a instalação de fontes de energias renováveis e de alargar a possibilidade da mobilidade elétrica.
Relativamente à necessidade de recursos humanos, o setor energético tem-se confrontado com a escassez de técnicos qualificados para a realização das tarefas inerentes e com a não existência de saídas profissionais, devidamente enquadradas no Catálogo Nacional de Qualificações, não permitindo por isso uma oferta formativa regular, profissionalizante, que possa responder, nomeadamente, aos desejos dos jovens, de construírem uma carreira técnica no setor.
Neste contexto, foi criada em janeiro de 2014 a AQTSE, com o objetivo da qualificação e da certificação dos técnicos que prestam serviço no setor energético, designadamente no setor elétrico.
A AQTSE é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica, atualmente constituída por empresas do setor elétrico.
Foi constituída para a prossecução, entre outros, dos seguintes fins:
- Zelar pela qualidade, adequação e atualização da formação dos técnicos do setor energético, promovendo a sua empregabilidade, a dignificação e a valorização da sua atividade;
- Certificar os técnicos do setor energético que o solicitem, independentemente de serem ou não associados, relativamente às competências exigidas no domínio dos perfis profissionais;
A AQTSE foi acreditada, em março de 2021, pelo IPAC, como “Organismo de Certificação de Pessoas”. No espaço internacional de certificação, o IPAC é membro da IAF: Internacional Accreditation Fórum.
Desde 17 de julho de 2022, a convite da ANQEP, integra o Conselho Setorial de Qualificação – Energia e Ambiente.
Por iniciativa da AQTSE, foram desenvolvidos com a ANQEP, Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, e constam do Catálogo Nacional de Qualificações, desde 2013, os cursos técnicos profissionais de “Eletricista de Redes” e “Técnico de Redes Elétricas” (9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente).
Tarefas da sua responsabilidade:
- identificar e caracterizar os perfis profissionais afetos à execução e à manutenção, das redes elétricas de BT, MT e AT
- Elaborar os cursos de formação modulares, de curta e média duração, associados a cada perfil e qualificar as entidades formadoras que os podem ministrar
- Promover e qualificar a construção de parques de formação e treino, conforme o projeto tipo
- Elaborar as fichas dos perfis profissionais (Esquemas de Certificação) correspondentes aos exames de certificação
Os perfis profissionais, os esquemas de certificação, as caracterizações dos cursos de formação, as entidades formadoras e os parques de formação e treino, qualificados, podem ser consultados neste website.
Na atividade de redes elétricas, existem já 18 perfis profissionais, 12 entidades formadoras e 13 parques de formação e treino, qualificados. Existe, ainda, umabolsa de 42 examinadores, acreditados pelo IPAC.
Os perfis profissionais existentes vão desde o de montador de contadores de BT, até ao de executante de linhas de distribuição AT. Um técnico pode-se certificar em mais de um perfil.
Desde janeiro de 2014 foi promovida pela AQTSE e ministrada pelas entidades formadoras qualificadas, formação a 2990 técnicos, perfazendo 147 700 horas de formação.
Foram realizados 6200 exames de certificação, com uma taxa de sucesso de 88%. Estão certificados 3200 técnicos.
Todos os técnicos da atividade de redes elétricas, desde a BT até à AT, estão certificados.
Atualmente, conjuntamente com os nossos associados, estamos a desenvolver os processos relacionados com os perfis profissionais associados aos geradores móveis, à instalação e à manutenção de carregadores para a mobilidade elétrica e às instalações fotovoltaicas.