Apresentação Institucional

Às naturais necessidades de realização de obras de construção, manutenção e reparação de avarias nas redes de distribuição de energia elétrica e de gás, têm-se associado significativas evoluções tecnológicas e de respeito pelo ambiente e pelas condições de trabalho e de segurança, bem como uma crescente exigência de eficiência global, relativamente à otimização da utilização dos recursos humanos e financeiros.

Relativamente aos recursos humanos, o setor energético tem-se confrontado com a escassez de técnicos habilitados para a realização das tarefas inerentes e a não existência de saídas profissionais, devidamente enquadradas no Catálogo Nacional de Qualificações, não permitindo por isso uma oferta formativa regular, profissionalizante, que possa responder aos desejos dos jovens, de construírem uma carreira técnica no setor.

Neste contexto, foi criada em janeiro de 2014 a AQTSE, com o objetivo da qualificação dos técnicos que prestam serviço no setor energético, designadamente no setor elétrico.

O primeiro passo foi desenvolvido com a ANQEP, Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, através da criação, reconhecimento e publicação, no Catálogo Nacional de Qualificações, dos novos cursos técnicos profissionais de “Eletricista de Redes” (9º ano de escolaridade) e “Técnico de Redes Elétricas” (12º ano de escolaridade). Foi o lançamento da primeira pedra da construção do futuro.

Paralelamente, a AQTSE iniciou de imediato as suas atividades tendo por base duas vertentes de intervenção,

  • Promoção da formação dos técnicos de eletricidade;
  • Avaliação do seu saber fazer no que respeita à técnica e às condições de segurança e comportamentais, tendo em vista a sua certificação.

Para que se pudessem concretizar as ações de formação necessárias foi efetuada a qualificação de entidades formadoras e respetivos formadores, bem como de parques de formação e treino.

Para a efetivação do sistema de certificação do saber fazer, foi necessário caracterizar os diversos perfis profissionais existentes. Estas avaliações realizam-se em parques de formação e treino ou em ambiente de trabalho efetivo. Cada avaliação consiste na realização de um trabalho específico inerente a cada perfil profissional, com uma duração pré-determinada. Normalmente as avaliações, apesar de individuais, são realizadas no âmbito da equipa de trabalho. Com vista a estas avaliações de técnicos foi constituída uma bolsa de avaliadores, com base em avaliação curricular e numa seleção entre profissionais do setor com experiência reconhecida na área a certificar. A observação dos trabalhos e o resultado da avaliação consta de ficha própria de avaliação.

Em 2018, de modo a consolidar esta atividade, foi constituído na AQTSE o Organismo de Certificação de Pessoas, ao abrigo da Norma ISO/IEC 17024, que enquadra e organiza a atividade de certificação de pessoas no âmbito internacional.